quarta-feira, 6 de maio de 2009

O computador como Recurso Tecnológico no Processo de Ensino-Aprendizagem e formas de Aplicação na Educação

Como sabemos, a maioria da população é de classe social baixa, o que seria a principal dificuldade para se ter acesso a tecnologias, principalmente digital.
Dentro desse contexto deve surgir a escola com métodos de inclusão, possibilitando as crianças entrarem em contato com o computador e a internet. Utilizando novos meios pedagógicos de forma criativa, além de sempre destacar os pontos positivos e negativos da rede.
O acesso as tecnologias se dá através da classe social da população


  • Pessoas com maior renda possuem maiores condições de ter e manter os recursos tecnológicos como computador e internet.
  • Pessoas com menor renda possuem menos condições de acesso a computador e a internet
    Normalmente tem apenas as tecnologias mais comuns como televisão e rádio.
O papel da escola frente as tecnologias


Cabe a escola disponibilizar o acesso das crianças à novas tecnologias, principalmente as mídias digitais como computador e internet, universalizando a informação.
Para que a escola possa cumprir o papel de integradora dos meios tecnológicos é necessário principalmente, recursos financeiros para possuir equipamentos desde uma simples televisão até um laboratório de informática com equipamentos de boa qualidade, além de professores capacitados e informados sobre quando e onde explorar essas ferramentas.
Usando as tecnologias em sala de aula o educador terá a possibilidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais amplo, aberto a novas descobertas, levando os alunos a pesquisarem, desenvolverem sua curiosidade e criatividade, lendo, analisando, comparando e compreendendo de uma maneira prazerosa e interessante.
Os alunos podem participar de tarefas como jogos com atividades das diferentes áreas do conhecimento, números, operações, cores, sinais, leitura, e interpretação de diferentes textos, gravuras, vídeos informativos e pesquisas.



Aspectos positivos e aspectos negativos sobre o uso das TICS em sala de aula
  • Aspectos positivos
    O uso de tecnologias em sala de aula diversifica e amplia o ensino além de incluir os alunos preparando-os para que futuramente, tenham maiores conhecimentos e condições de atuarem no concorrente mercado de trabalho.
  • Aspectos negativos
    Com o uso do computador e da internet em sala de aula poderá diminuir o interesse dos alunos por pesquisas em livros, jornais, revistas.
    Além disso, o maior acesso à internet não se traduz necessariamente em maior acesso à cultura. Muito disso se deve às múltiplas possibilidades oferecidas pela web, incluindo comunidades virtuais, meios de comunicação instantânea e sites que trazem conteúdo pouco estimulante para a formação intelectual. Ou seja, ficar mais tempo diante do computador nem sempre é produtivo para a educação tida como formal.

(imagens retiradas da internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário